Alterações nos planos de aula de América II e Medieval

Olá, Alunos

Tenho dois avisos de última hora, mas que são frutos do andamento do curso! Sendo assim, estou emitindo esse comunicado para todos e também tomei o cuidado de modificar os respectivos planos de aula que estão na pasta da disciplina no Dropbox.

Imagem

1- América II – No dia 28/08 estava previsto que faríamos uma reunião para decidir os grupos e os conteúdos de cada apresentação. A minha ideia é trocar essa atividade pela posterior (dia 04/09) porque acabei colocando esta reunião entre duas aulas sobre o mesmo texto:

LYNCH, John. “As Origens da Independência da América Espanhola” in: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina. Da Independência até 1870. Volume III, pp. 19-72.

Então, para não haver interrupções no estudo do grande texto do Lynch, continuaremos com ele por duas aulas em sequência, que aproveitaremos para revisar o conteúdo da primeira avaliação de vocês. 

2 – História Medieval –  Para os alunos de história medieval eu havia programa quatro apresentações Mas, como temos uma sala bem cheia, acho que com mais de 60 alunos, decidi aumentar o número de apresentações para seis. Para tanto, conservei as apresentações antigas, que já discutimos em sala, e acrescentei mais um texto que será discutido por mais dois grupos, no dia 31/ 10 (dia das bruxas):

DUBY, Georges. O domingo de Bouvines: 27 de Julho de 1214. Tradução de Maria Cristina Frias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. 

Lembrando que não é o livro todo, mas a parte destinada ao Estudo da guerra na ocidente medieval (no caso de Duby, leia-se França).

3 – História Medieval – Enfim, uma informação que não tem nada a ver com a alteração no plano de Ensino. Só peço que deem uma olhada na pasta de Medieval no Dropbox de vocês porque estou atualizando ela com documentários sobre o período. Não consegui dar upload em todos, mas logo logo estarão com vocês.

Abraços 

Deixe um comentário