Material de apoio para a avaliação I

Segue um link com três capítulos do Vernant, todos retirados do livro “As origens do Pensamento Grego”. São menos de 70 páginas de leitura (nada que não se resolva em 3 horas de leitura) e que podem ajudar e muito na formação de vocês e na avaliação. Lembrando que, como não é leitura obrigatória, não irei necessariamente cobrar que vocês dialoguem com o Vernant em suas avaliações. O Finley bem lido, as fontes bem estudadas e a atenção prestada nas aulas já garantirão um ótimo desempenho. Mas, cabe lembrar que, como avaliarei a prova por pontos positivos, quem conseguir se dedicar e ler esse livro terá mais pontos favoráveis em sua nota final.

Segue uma resenhinha do livro retirada de um site:

Esse ensaio clássico de Jean-Pierre Vernant é leitura fundamental para todos os que se interessam por filosofia e pela história da cultura. Escrita em linguagem clara e sem apresentar dificuldades técnicas, “As Origens do Pensamento Grego” é uma obra que pode ser lida tanto por especialistas quanto pelo público leigo.

O trabalho de Jean-Pierre Vernant tem como fio condutor mostrar como a razão grega era política, isto é, como a reflexão ligava-se ao exercício da cidadania. Para tal, Vernant traz à cena as estruturas comuns que engendraram a cidade e o pensamento racional, reconstituindo a organização social e política do mundo micênico, que antecedeu a democracia grega do século 5a.C.

Trata-se de mostrar, nas palavras de Vernant, como “a viragem do séc. 8a.C. ao séc. 7a.C. assegura, pela laicização do pensamento político, o advento da filosofia”.

O aparecimento da polis (a cidade, no sentido grego) constitui, no mundo grego, um acontecimento decisivo. O livro de Vernant trata da preeminência que a palavra adquire sobre os demais instrumentos de poder e do caráter público das manifestações da vida social. Nesse contexto, os saberes e os valores vão se tornando acessíveis a uma esfera cada vez mais ampla da população.

Jean-Pierre Vernant nasceu na França e tornou-se um dos maiores especialistas do mundo em Grécia Clássica. Foi professor do Collège de France e autor de dezenas de obras reconhecidas, como “Mito e Tragédia na Grécia Antiga” e “O Universo, os Deuses e os Homens”. Vernant morreu em 2007, aos 93 anos.

BAIXE OS TEXTOS AQUI

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s