Fonte para a terceira aula- A Odisseia de Homero

Imagem

Espero que não tenha assustado vocês quanto a importância de se ler as obras “de Homero”. Fora todos os problemas de datação e de autoria, que colocarei com mais calma em sala de aula, a Ilíada e a Odisseia podem ser consideradas como verdadeiros tesouros da humanidade e como as únicas informações literárias que temos sobre o período Arcaico grego. Além disso, esses dois poemas do gênero épico demarcaram as origens da historiografia e do pensamento sobre os mitos antigos. Em suma, são fontes essenciais para a compreensão de um universo que permeará a vida grega, romana, o renascimento até os dias de hoje. Por isso, fora o link para as passagens que estudaremos em sala de aula, também divulgo dois filmes antigos (não preciso falar do modernoso Tróia – aquele do Aquiles terrivelmente interpretado por Brad Pitt) que são baseados na poesia homérica:

Para os interessados em ler a obra integral, vocês podem obter uma versão e-book pela internet (clicando aqui). Não recomendo essa tradução do Odorico Mendes para estudos mais sérios sobre o tema, pois é bem duvidável que ele a tenha feito baseando-se no Grego. Além disso, a forma da tradução – conservando bons tons de poesia e de palavras difíceis- não deixa o texto fluir como deveria, Mas, apesar disso tudo, é uma obra free (0800) que podemos acessar na internet e ter contato com uma das maiores poesias de todos os tempos. Caso queira gastar um pouco com isso, recomendo uma coleção com um preço acessível, com uma tradução bem legal e de leitura bem fácil.

Mas, como sei da dificuldade de ler tudo o que as pessoas nos indicam, você podem ficar somente com um gostinho do mundo de Odisseu com as passagens que utilizaremos em sala de aula:

LINK PARA BAIXAR AS PASSAGENS SELECIONADAS PARA A AULA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s